Voltar ao início

domingo, 12 de setembro de 2010

Termos utilizados no Scrapbooking

 Encontrei no Site Scrapbook Brasil um glossário dos termos de Scrapbooking.
Aqui vai:

Com a chegada do scrabooking no Brasil, alguns novos termos surgem e outros são traduzidos para a nossa língua mãe. Para ajudar no entendimento desses termos, e facilitar nossas conversas, resolvi fazer desse artigo um glossário de termos utilizados em scrapbooking. Estarei continuamente editando esse artigo, adicionando novos termos. Os termos em inglês são apresentados em itálico.

A
Accent- É qualquer enfeite que colocamos nas páginas de scrapbooking. Pode ser feito de papel, botões, miçangas, e qualquer outro material.
Acidez- Inimigo número 1 das fotografias. Procure sempre utilizar material sem acidez (acid-free) com as fotos. Se não for possivel utilizar todo o material sem acidez, procure fazer com que o material com acidez não esteja em contato direto com as fotos. Em geral, se o produto usado não indica se é sem acidez, provavelmente ele possui acidez!
Acid Free - Termo usado quando um produto contém nivel de pH acima de 7.0. Um produto acid free é livre de acidez e seguro para ser usado em scrapbooking.
Acid Migration - É a tranferência da acidez de um item para outro através do contato de um produto livre de acidez com um produto ácido.
Acrilic Paint- Tinta acrilica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem uma página de scrapbooking.
Adhesives- Cola.
Aging- Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça velha, amarelada e antiga.
Álbum 3-Ring-Binder- Álbum do tipo fichário que possui três anéis, onde se pode prender folhas de plástico protetoras para organizar as páginas de scrapbooking.
Álbum ABC- Álbum em que se procura desenvolver o tema principal com palavras ou adjetivos começando com todas as letras do alfabeto. Por exemplo, para fazer um álbum da filha, a mãe podera explorar cada página com palavras tais quais: A - Amavel, amiga, adoravel...; B - bela, bondosa, baixinha, ...; C - carinhosa, cuidadosa, ..., e assim por diante.
Álbum (ou Página) Cronológico(a)- O álbum cronológico é organizado de acordo com o tempo (ordem, período) em que as fotos foram tiradas. Assim, as fotos mais antigas aparecem antes das mais recentes.
Álbum Decorado- Também conhecido como "Álbum de Memórias", tem origem na palavra inglesa "Scrapbook", cuja tradução ao pé da letra significa "livro de retalhos". Neste álbum, além de fotos, procuramos complementar o tema com enfeites, lembranças e textos para documentar o evento.
Álbum Espiral- Álbum encadernado com arame espiralado geralmente sem plástico e número de páginas pré-definidos. Esse tipo de álbum é geralmente utilizado quando se deseja fazer páginas sobre um tema único.
Álbum Magnético- Esses álbuns não são realmente magnéticos. Eles possuem uma camada adesiva na página aonde se afixa as fotos, e o protetor de página (de plástico) é usado para cobrir as fotos, expondo-as a restos de adesivo do protetor. Alguns desses álbuns possuem acidez e lígnia. Outros se dizem seguro para as fotos (photo-safe). De qualquer forma, é bom evitá-los nem que seja por causa da fina camada de adesivo que ficará sobre as fotos.
Álbum Temático- Álbum feito sobre um único tema. Os álbuns temáticos mais comuns geralmente são sobre aniversário, amor, Natal, bebe, etc.
Archival Mist- Produto utilizado para tornar o papel livre de acidez.
Archival Quality- Termo sugerido quando queremos dizer que uma substância ou produto é quimicamente estável, durável e permanente. Na prática, significa que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.
Artist Trading Cards (ATC)- São pequenos cartões (medindo aproximadamente 6.5 x 9cm) feitos com o propósito de serem trocados com outras pessoas. Estes cartões também podem ser usados como enfeites de páginas, altered books, etc.

B
Background Paper - Papel usado como fundo de páginas, cartões, tags, etc.
Blending Pencil - Ferramenta usada para mixar as cores do lápis de cor, criando diferentes tonalidades.
Boleador- Ferramenta para fazer relevo em papel.
Borda- Parte superior, inferior e/ou lateral de uma página. Uma página pode ou não conter borda e, quando contém, essa borda geralmente é enfeitada.
Bleach Pen- Caneta a base de água sanitária utilizada para descolorir papéis, tecidos, etc.
Brads- São colchetes (bailarina), daqueles que se usa para fixar folhas, capa, blocos, etc. Existem brads de várias cores, formatos e tamanhos, e podemos usar brads tanto para fixação como para simples enfeite.
Brayer- Rolo de borracha utilizado em conjunto com uma almofada de carimbo para criar fundo de páginas de scrapbooking, cartões, enfeites, etc. Também pode ser usado para remover bolhas de ar das superfícies coladas com papel.
Buffered- Para simplificar, um papel que se diz "buffered" possui um grau de acidez negativo. Ou seja, ele consegue conter um pouco a acidez de outros materiais (ou de si mesmo com o passar do tempo - veja mais em "lignia").

C
Caneta de teste de pH- Caneta própria para testar se um papel é ácido, alcalino ou possui pH neutro.
Caneta Gel- Caneta de de ponta média utilizada para escrever o journaling das página de scrapbooking, decorar enfeites, etc. Esta caneta possui uma enorme variedade de cores.
Cardstock- Papel liso e colorido na massa, geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões, etc. Possui diferentes gramaturas.
Carretilha- Ferramenta serrilhada nas pontas usada para marcar o local onde se deseja cortar ou costurar.
Chalk- Veja "Giz Pastel"
CK OK (Creating Keepsakes Okay)- Selo de aprovação para scrapbooking. Produtos que possuem esse selo são considerados seguros para a prática de scrapbooking.
CKU- Creating Keepsakes University. Curso intensivo promovido pela revista Creating Keepsakes (CK). Este evento geralmente conta com a presença de designers famosas no mundo do scrapbooking.
Collage- Forma de composição onde diferentes materiais (tecidos, papéis, etc.) são colados numa superfície.
Color Blocking- Técnica onde blocos de papéis coloridos compõem (diagramam) uma página de scrapbooking ou cartão. Essa técnica também é conhecida por bloco de cores.
Confete- Ou "punchies", são as figuras de papel que são feitas através dos furadores de papel.
Cores Análogas- Cores que estão próximas umas das outras na roda de cores.
Cores Secundárias - São as cores (laranja, verde e violeta) criadas através da combinação (mistura) das cores primárias.
Cores Terciárias - São as cores (vermelho alaranjado e azul esverdeado, por exemplo) criadas através da combinação (mistura) das cores primárias com as secundárias.
Crop- Ato de cortar a fotografia.
Crop day, crop night- Encontro informal entre pessoas para trocarem idéias, sugestões e fazerem páginas de scrapbooking.
Crumpling- Ato de amassar o papel para criar textura.

D
Deacidification- Processo onde se utiliza uma reserva alcalina alta para aumentar o pH do papel, neutralizando a acidez existente e previnindo que o papel se torne ácido novamente.
Deacidification Spray- Spray que neutraliza a acidez de papéis, documentos, etc.
Decalque- Ver rub-on.
Design- Organização visual das fotos, enfeites e journaling (anotações, diário) que constiuem uma página finalizada.
Die Cut Machine- Máquina usada para se cortar os die-cuts. Ver também Sizzix e die cuts.
Die Cuts- São figuras pré-cortadas de papel que podem ter vários formatos e tamanhos.
Die Ink- Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água que possuí secagem rápida (geralmente desbota com o tempo).
Dingbats- São aquelas fontes com desenhos (imagens de variados temas) que equivalem as letras.
Distressing- Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça bem usada, gasta, um pouco “suja”, estragada e desbotada.
Distress Ink- Almofada de carimbo (carimbeira) a base de água utilizada para dar um aspecto envelhecido e com aparência de usado às páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.
Dye- Pó colorido (similar a anilina) solúvel em água utilizado para colorir papéis, tecidos e outros materiais.
Double-Mount- Consiste em colar a fotografia em dois papéis de fundo.
Dry-embossing- Técnica de relevo através de pressão (Veja "Relevo").

E
Edge Brushing- Ato de passar a almofada de carimbo nas bordas do papel. É uma das formas mais usadas para se conseguir o efeito distressed.
Elementos visuais- Os elementos visuais em uma página de scrapbooking são fotos, título, bloco de journaling e enfeites.
Embellishments- São os enfeites que colocamos nas páginas. Estes podem ser feitos com adesivos (stickers), die-cuts, punch-art, arame, miçangas, linha de bordar, botões, e o que a sua imaginação permitir.
      
Embossed Stickers- São adesivos que possuem relevo.
Embossing- Veja "Relevo"
Embossing Powder- Pó fininho utilizado para fazer relevo a quente.
Eyelets ou ilhóses- Enfeite metálico geralmente usado para prender papel e outros elementos juntos.
Eyelet Hole Punch- Ferramenta utilizada para perfurar o local onde se deseja prender o
ilhós.
Eyelet Setter- Ferramenta utilizada para prender ilhóses.

F
Fibers- Linha especial usada para decorar páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.
Foam Stamp- Carimbo feito de borracha do tipo E.V.A.
Focal Point- Ponto focal da página de scrapbooking. É o elemento (principal elemento) para onde nossos olhos convergem na página.
Furador de Papel- Também chamado de "perfurador" ou ainda "punch", é uma ferramenta para cortar uma figura decorativa do papel. A forma de manusear um furador é parecida como a de um grampeador, só que ao invés de grampear o papel, o furador fará um buraco em um formato específico. São com esses furadores que se faz "punch art".

G
Gabarito- Também conhecido como "molde" ou "régua decorativa", é utilizado para fazer os traços dos desenhos ou cortes a serem feitos nas páginas de scrapbooking, fotografias, etc.
Genealogia- Estudo da descendência de uma pessoa ou família através de seus ancestrais, e geralmente envolve o desenho da árvore da família (árvore genealógica).
Giz Pastel- Giz pastel é similar ao pastel seco usados em trabalhos artísticos, porém mais macio.

H
Heat Gun- Aquecedor utilizado para derreter o pó de embossing na técnica de relevo quente. Geralmente, ele é similar ao secador de cabelo, mas não venta, apenas aquece.
Heritage- Tradições passadas de geração pra geração.

I
Idea Books- Livros de scrapbooking geralmente sobre um tema específico (bebe, casamento, família, etc.) ou um produto específico (carimbos, régua molde, etc.)
Iris Folding- Técnica onde pedaços de papel são dobrados para formar um desenho pré definido através de um molde.

J
Journal ou Journaling- É o texto que escrevemos em nossas páginas sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. É o nosso diário. No journal é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada? Quando? O que acontecia no momento da foto? etc.

L
Layering- Técnica de se fazer várias camadas com o papel, sobrepondo uma folha a outra, criando um efeito de "escada" ou "degrade".
Lignin Free- Papel que deve conter no máximo 1% de lignino.
Lignino, lignia- Lígnia é um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeira que servem para dar rigidez e força a essas. A lígnia presente em papéis e outros produtos irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os.

M
Mat- Base ou Moldura que colocamos por trás das fotos (no mesmo formato das mesmas) e que depois colamos na página de fundo. Essa base separa a foto da página de fundo.
Memorabilia- Pequenos detalhes que merecem nossa lembrança, como souvenir de viagens, entradas de eventos especiais, ou qualquer detalhe que seja importante para a nossa memória.
Mesh- Fita telada autocolante usada para decorar páginas de scrapbooking e outros trabalhos em papel.
Mood- Clima, tom ou emoção que se deseja passar em uma página de scrapbooking.
Mosaico- Técnica de cortar as fotos em pedaços e remontá-las na página, geralmente deixando uma pequena distância entre os pedaços de foto.
Miteintes- Papel sem acidez da Canson.
Modeling Paste- Pasta de modelar utilizada para criar relevo em páginas, cartões, tags, etc.
Monocromático- Esquema de cor onde são empregados diferentes tonalidades de uma mesma cor nos trabalhos.

P
Page Protectors- Plástico (tipo saco) que usamos para proteger nossas páginas contra a poeira, contato diário com as mãos, e a ação do tempo, entre outros. Este plástico deve ser de polipropileno, polietileno e poliéster. Não devemos usar o plástico de PVC pois este emite gases que irão danificar as fotos.
Page Toppers- Bloco (feito em papel) ilustrado com palavras e decorado, usado como título no topo das páginas de scrapbooking.
pH neutro- Papel que possuí pH de 7.0 na escala de 0 a 14. Papéis com pH neutro são os ideias para uso em scrapbooking.
PP- Plástico de polipropileno recomendado para seu usado em scrapbooking.
Papel Montval- Papel da Canson próprio para a técnica de aquarela.
Paper Bright- Protetor próprio para evitar que o papel desbote e fique amarelado.
Paper Crimper- ferramenta usada para corrugar (ondular) o papel. É também conhecida como corrugador de papel.
Paper Piecing- Figuras formadas a partir de pedaços de papel de cores diferentes.
Paper Trimmer- Ferramenta utilizada para cortar papel. Para cortar o papel com essa ferramenta, você deve alinhar o papel com uma das bordas e deslizar a lâmina de corte sobre ele.
Passpatour- Papelão, também conhecido como cardboard, é um material utilizado para fazer moldura de quadros. Ele é acid free e pode ser usado sem problemas nas capas de álbuns de scrapbooking.
Pastel- Um tipo especial de giz usado para colorir o papel, podendo ser usado para fazer diversos efeitos, como sombreado, envelhecido, etc.
Pattern Paper- Papel decorado utilizado em scrapbooking, cartões, enfeites, etc.
PDQ- Significa Pretty Darn Quick pages. Páginas PDQ são rápidas, bonitas, simples e fáceis de se fazer.
Peso visual- É qualquer espaço ocupado (por elementos visuais) em uma página de scrapbooking.
Photo Corners ou cantoneiras- Acessório geralmente adesivado utilizado nos cantos das fotos para aderí-las as páginas de scrapbooking sem a necessidade de passar cola diretamente na foto.
Photo-Safe- Um produto photo-safe é seguro para ser usado com fotos e nas páginas de scrapbooking.
Pigment Ink- Almofada de carimbo (carimbeira) a base de pigmento que mantém a mesma tonalidade quando estampada no papel ou outro material. Por possuir secagem demorada, essa almofada é muito utilizada na técnica de relevo quente.
Poliéster, polietileno e polipropileno- São plásticos seguros para serem usados em contato com fotografias.
Polymer Clay- Massa a base de acrílico usada para fazer enfeites e bijouteria. Pode ser de diferentes marcas como Fimo e Sculpey. É também conhecida como cerâmica plástica.
Polyvinyl Acetate (PVA)- Plástico não indicado para uso em scrapbooking por possuir propriedades que deterioram e desbotam fotos e documentos.
Polyvinyl Chloride (PVC)- Plástico também conhecido por vinyl que contém elementos nocivos as fotos e não deve ser utilizado em contato com fotos, memorabilia e negativos.
Punch- Veja "Furador de Papel"
Punch Art- Arte de se formar figuras com confetes de outros formatos. Por exemplo, podemos formar uma flor com confetes de coração (para as pétalas) e de círculo (para o centro). Como outro exemplo, podemos usar ainda vários confetes de círculo para formar uma centopéia.
Punchie- Veja "Confete"

Q
Quilling- Técnica onde tirinhas de papel são enroladas e depois moldadas em vários formatos (redondo, coração, quadrado, etc) para se criar lindas figuras.
Quilt- Em scrapbooking, é a técnica de simular a arte de patchwork com papéis (geralmente, ao invés dos tecidos).


R
Rasgado- Técnica de rasgar o papel de forma a criar uma faixa (do ragado) na borda do papel. Muito utilizado para dar textura aos trabalhos.
Red-Eye Pen- Caneta utilizada para remover olhos vermelhos das fotosgrafias.
Regra dos dois-terços e um-terço- Estrutura de design que consiste em dividir a página em três linhas imaginárias na vertical. Toda a informação visual deverá ser colocada em dois terços, e o terceiro terço deverá ficar sem nada.
Relevo- Técnica usada para produzir efeitos de 3D no papel. O relevo pode ser feito através de: (1) Pressão (com um stylus ou boleador e um stencil metálico); ou (2) Calor (com o uso de carimbo e pó para relevo/"embossing powder").
         
Resist- Técnica que consiste em criar uma camada de proteção em cima de um desenho ou uma figura carimbada, evitando que este desenho seja desfeito ao ser pintado por cima. Nessa técnica a figura carimbada (ou desenhada) permanecerá no papel após esse ser pintado com tintas de carimbo, refil de almofadas de carimbo, etc. O papel ficará todo colorido, mas a figura não ficará coberta com a tinta
Ribbon- Fitas (lisas, decoradas, rústicas) utilizadas para enfeitar páginas de scrapbooking, tags, cartões, etc.
Roda de Cores ou color wheel- Circulo de cores geralmente feito em papel que auxília na escolha de cores, mostrando como elas se relacionam.
Roll Torn Edges (ou rolling)- Técnica que consiste em enrolar a borda rasgada do papel e depois pintá-la (com chalk, metallic rub-on, almofada de carimbo, etc).
Rubber Stamp- Carimbo. Desenho cortado na borracha ou espuma (tipo E.V.A) e colado sobre uma base de madeira ou espuma. O desenho é impresso no papel com o auxílio de uma almofada (carimbeira).
Rub-ons- Também conhecido por transfer, são imagens, texto, letras, etc que tranferimos para o papel ou outra superfície com o auxílio de um palito de sorvete, caneta, etc.

S
Sand paper- Lixa.
Sanding- Ato de lixar o papel, fotos, etc para obter um efeito gasto.
Scrapbook- Um Álbum especial que não contém apenas fotos, mas também textos e mementos de ocasiões especiais que você deseja preservar para a posteridade.
Scrapbooking- É a arte de criar álbums de memória com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas, entre outros itens.
Scrapbooking Digital- Páginas de scrapbooking feitas utilizando apenas programas de computação gráfica como Photoshop, Corel Photo Paint e outros.
Scraplift - Copiar o layout de outra pessoa colocando os créditos para ela, com certeza.
SDU- Scrapbooking Design University. Curso de scrapbooking realizado pela empresa EK Success, divido em módulos e niveis (Iniciante e Master).
Serendipity- Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico).
Shabby Chic- Estilo de scrapbooking onde as técnicas de distressing e aging (envelhecimento) são aplicadas para dar um aspecto de usado, porém elegante, às páginas.
Shade (sombreado)- Cor onde pigmento preto foi adicionado para diminuir sua luminosidade. Ver também tint.
Shaker Box- Um enfeite em 3D composto de duas camadas afixadas pelas bordas com fita banana deixando o interior livre para se colocar pequenos objetos (miçangas, areia, porpurina, etc). A camada superior possui uma janela feita com transparência para que se possa visualizar o conteúdo da caixa.
   
Simetria- Simetria é a distribuição idêntica dos elementos visuais na página de scrapbooking. Em outras palavras, simitria é espelhar os elementos visuais.
Sizzix- Máquina de uso pessoal para se cortar die cuts. Ela possui uma alavanca que, ao ser acionada, pressiona a placa de corte sobre o papel até cortá-lo.
Shape Cutters- Ferramenta utilizada para cortar figuras em tamanho e formatos variados, tais como quadrado, cricular, oval, etc.
Sketch- É um esboço que fazemos da página antes de executá-la. No sketch, pré-definimos a localização do título, journal, fotos e enfeites. Diferentes páginas podem ser feitas baseadas em um mesmo sketch.
Slide Mount- Moldura de slide geralmente usada para decorar páginas de scrapbooking, cartões, etc.
Stencil- Veja "Gabarito"
Sticker- Adesivos. Podem ser de diferentes cores, formatos, desenhos, incluindo os de alfabeto.

T
Tag- Enfeite no formato de etiqueta que usamos nas páginas para journaling, accent, título, entre outras coisas.
   
Tapete- Veja “Mat”
Tearing- Veja “Rasgado”
Template- Veja "Gabarito"
Tesoura Decorativa- Tesoura com fio-de-corte sem ser reto, ou seja, em diferentes formatos (tipo ondulado).
Tint (cor pastel)- Cor onde pigmento branco foi adicionado para diminuir sua saturação. Ver também shade.
Transfer- Ver rub-on.
Tweezer- Pinça ergonômica utilizada para pegar materiais pequenos, segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente, etc.

U
UTEE- Ultra Thick Embossing Enamel. Pó mais grosso e espesso próprio para a execução de algumas técnicas especiais de relevo a quente.

V
Vellum- Papel Vegetal.
Versamark- Almofada de carimbo a base de glicerina própria para se fazer marca d'água,
relevo a quente, etc.

W
Walnut Ink- Tinta de cor marrom escuro muito utilizada em técnicas de envelhecimento. Essa tinta é feita a partir dos cristais do walnut e possui pH de 7.9.
Walnut Crystal- É a forma sólida do walnut ink. Pode ser dissolvido em água ou mantido em sua forma natural para a execução de técnicas de envelhecimento.

X
Xyron Machine- Máquina utilizada para fazer adesivos e laminação (plastificação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails